sustentabilidade

Lixo Zero Santa Maria propõe o descarte correto de materiais e a conscientização ambiental

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)/O Praça Eco é um dos pontos de coleta que fazem parte do evento Lixo Zero Santa Maria

O próximo sábado será destinado à conscientização ambiental no município. O evento Lixo Zero Santa Maria contará com ações e apresentações de iniciativas locais públicas e privadas. Essa é a segunda edição do projeto e a primeira que será realizada de forma presencial, seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19.

Setor de eventos tem capacidade máxima de público ampliada no Rio Grande do Sul

Das 8h às 20h, a comunidade poderá participar de forma ativa no descarte de materiais recicláveis como papelão, papel, plástico, metal, vidro, eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado. São quatro pontos de coleta, em horários específicos (confira abaixo).

Uma das embaixadoras do Lixo Zero em Santa Maria, Antonella Pichinin, fala que o evento foi planejado há mais de um mês.
- Eu e a Gabriela Dezorzi, que somos embaixadoras do Instituto Lixo Zero Brasil, temos a ajuda de seis voluntários no projeto. Estamos extremamente felizes com o super evento que faremos na cidade - conta.

Parada, obra do Centro de Eventos depende de reajustes nos valores

O Lixo Zero Santa Maria é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), prefeitura, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Royal Plaza Shopping, Shopping Praça Nova, Químea Soluções Ambientais, Maringá Metais, Faros, Lions Clube Santa Maria Camobi, Caixa Solidária, e patrocínio da Fundação Casas Eny, Dezorzi Imóveis, IriArt Uniformes, Supermercado Royal e Connect Sust.

MODA SUSTENTÁVEL
A outra ação é o Gran Bazar da Tay, uma feira que reúne brechós e diversos produtos produzidos localmente, sem o uso de sacolas plásticas e com o mínimo possível de descarte.

No Dia do Advogado, profissionais narram trajetórias nas diversas áreas do Direito

A organizadora e fundadora do bazar, Tayne Alcantara, é uma entusiasta do consumo consciente. Desde março de 2020, a publicitária não realiza o bazar em função da pandemia. Agora, a participação no dia do Lixo Zero Santa Maria vai marcar a retomada gradual do projeto.
- Faremos uma edição ao ar livre com algumas restrições. Não é possível provar roupas, não pode consumir alimentos no evento. A gente vai contar com todas as medidas necessárias, como a obrigatoriedade do uso da máscara e álcool gel - explica.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
A UFSM é uma das apoiadoras da iniciativa Lixo Zero Santa Maria. A instituição promove, desde 2016, a Coleta Seletiva Solidária, que consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis junto à comunidade universitária, por parte de algumas associações locais de selecionadores de resíduos.

Esse sistema disponibiliza veículos às associações que não possuem caminhão de coleta, assim como concede valor de visitante para os selecionadores almoçarem no Restaurante Universitário. São cerca de 40 famílias que se beneficiam dos resíduos da UFSM e os ganhos financeiros são divididos entre os associados.

data-filename="retriever" style="width: 25%; float: left;">

CAIXA SOLIDÁRIA

Com o objetivo de diminuir o impacto no meio ambiente, a Caixa Solidária é um projeto socioambiental destinado à reutilização, reciclagem e valorização de materiais em desuso. Por meio de caixas que funcionam como Ponto de Entrega Voluntária (PEV), a comunidade tem a oportunidade de fazer o descarte dos resíduos têxteis pós-consumo. Conforme Antonella Pichinin, Santa Maria vai ter a oportunidade de participar do projeto até 15 de setembro:
- A partir de sábado, teremos uma Caixa Solidária na entrada do Royal Plaza Shopping. Lá, as pessoas vão poder depositar roupas e demais materiais têxteis que passarão por uma triagem. Algumas peças serão doadas para os acolhidos do Lar de Mirian. Outras, serão vendidas no brechó da instituição. É uma forma que encontramos de ajudar o local. Os materiais que não estiverem em bom uso, como alguns tipos de tecidos sintéticos, serão destinados à Criciúma, onde é feita a reciclagem, evitando que esses tecidos retornem aos aterros sanitários - explica Antonella.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após frio negativo, região terá dias de calor na próxima semana Anterior

Após frio negativo, região terá dias de calor na próxima semana

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Próximo

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Geral